Inaugurado o parque de limitação de avarias da EMA

Partilhar
Parque de Limitação de Avarias – um novo equipamento formativo multifacetado vocacionado para profissionais marítimos.
O Parque foi construído com o objetivo primário de satisfazer as necessidades de formação em:
  1. Prevenção e Combate a Incêndio e Tamponamento de Fugas para profissionais marítimos, de acordo com a Convenção Internacional STCW (Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos);
  2.  mergulho profissional e profissionais de mergulho;
Paralelamente, permite ministrar formação diferenciada em Prevenção e Combate a Incêndios a vários outros sectores da sociedade, tais como bombeiros, serviços públicos e privados, indústria, estabelecimentos comerciais e particulares.
Este inovador equipamento formativo, foi inaugurado na Horta, ilha do Faial, pelo Governo Regional dos Açores, numa obra a cargo da Secretaria Regional do Mar e das Pescas.
Localizado na ex-Estação da Rádio Naval da Horta, este equipamento inovador vai ser gerido pela Escola do Mar dos Açores (EMA), tendo capacidade para formar e preparar em simultâneo 32 profissionais marítimos das diversas fileiras associadas à economia azul açoriana.
Apostar na inovação e na formação, aumentando a oferta formativa nesta área profissional nos Açores, são objetivos de um equipamento que pode ainda vir a formar profissionais provenientes de outras regiões ou do continente.
Este parque está concebido para minimizar as emissões para a atmosfera através da implementação de sistema de controlo do fluxo de combustíveis para os simuladores e da utilização de combustíveis com baixa emissão de fumos (como por exemplo o heptano). Possui ainda um sistema de drenagem e recolha de águas utilizadas no treino que posteriormente são decantadas (com remoção dos hidrocarbonetos) e reintroduzidas no circuito.
O abastecimento de água é garantido através de um sistema de recolha de águas pluviais não sendo necessário recorrer à água da rede pública.
Em caso de necessidade, o Parque também está preparado para efetuar o abastecimento de água às viaturas das corporações de bombeiros.
Voltar Atrás