Projeto EMA

O projeto
ESCOLA DO MAR DOS AÇORES

A Associação para o Desenvolvimento e Formação dos Açores (ADFMA), enquanto gestora da Escola do Mar dos Açores, pauta a sua atuação estratégica pela edificação e implementação de ações formativas vocacionadas para marítimos, demais profissionais associados à economia azul e demais comunidades de aprendentes.

A nossa MISSÃO

Desenvolver dinâmicas de ações colaborativas com alianças estratégicas entre stakeholders locais, regionais, nacionais e supranacionais multinível, em atividades tradicionais, emergentes e complementares – construção e reparação naval, náutica de recreio, pesca e aquacultura, portos e logística de transporte, processamento e transformação do pescado – acompanhada da promoção da literacia oceânica, visando o desenvolvimento da formação e qualificação dos agentes profissionais e comunidades de aprendentes.

A Escola do Mar dos Açores está ao serviço do ensino profissional conducente à melhoria da qualificação e competências profissionais associadas às diferentes fileiras da economia azul.

Ancorado no desenvolvimento de boas práticas pedagógicas e de sensibilização, a Escola do Mar dos Açores propõe-se à prossecução de aprendizagens significativas sustentadas no intercâmbio de processos de ensino-aprendizagem potenciadoras de valor acrescentado ao Cluster do Mar.

A nossa VISÃO

Contribuir para a valorização do cluster do mar promovendo a qualificação e valorização dos setores de atividade que dinamizam a economia azul.

Os nossos VALORES

Sustentabilidade:

Pautar a sua atividade procurando a sustentabilidade ambiental, económico e social.

Integridade:

Pautar a sua atuação por padrões de ética, honestidade e justiça.

Inclusividade:

Promover a sua atuação com responsabilidade para garantir a coesão social através da diversidade e equidade.

Diálogo:

Promover a comunicação interinstitucional norteada por cooperações de relevância estratégica.

Qualidade:

Procurar a qualidade, a inovação e o rigor em todos os domínios da Escola, privilegiando uma atuação segura e promovendo a proteção ambiental.

A nossa Política de Qualidade

Pretendendo estabelecer linhas de orientação enquadrantes, é estabelecida a seguinte política da Qualidade:

    • Assegurar e desenvolver um sistema de ensino/formação com elevado nível de qualidade e de adequação às necessidades do setor
    • Promover o permanente envolvimento de todo o pessoal docente/formador e não docente, com vista à melhoria dos processos de comunicação interna e externa e promover a existência de relações mutuamente benéficas com a comunidade
    • Assegurar uma gestão sustentada dos recursos humanos (docentes/formadores e não docentes), através da promoção do desenvolvimento das suas competências, conhecimento e criatividade
    • Promover a criação de valor junto dos alunos/formandos, assente na satisfação das suas necessidades e expectativas
    • Assegurar o cumprimento do normativo aplicável e a melhoria da eficiência e eficácia da EMA
    • Otimizar os recursos educativos e materiais existentes no sentido de ministrar uma formação de elevada qualidade
    • Assumir um compromisso claro com a Melhoria Contínua, na qualidade da formação, assumindo uma atuação ética e socialmente responsável, contribuindo, assim, para o Desenvolvimento Sustentável.

A nossa TRIPULAÇÃO

Conhecer